Energia Eólica

Energia Eólica
★★★★★

Para produzir energia eólica, são necessários bons ventos: estáveis, com a intensidade certa e sem mudanças bruscas de velocidade ou de direção. O Brasil tem a sorte de ter uma quantidade enorme deste tipo de vento, o que explica em grande medida o sucesso da eólica no Brasil nos últimos anos: saímos de menos de 1GW de capacidade instalada em 2010 para 13,4 GW em agosto de 2018. Já são mais de 500 parques eólicos em funcionamento, com mais de 6.600 aerogeradores em 12 estados.

É um fato indiscutível que a fonte eólica tem demonstrado um crescimento extraordinário no Brasil na última década, sendo hoje já uma fonte de energia consolidada. A eólica deixou de ser uma fonte “alternativa” para ter um papel fundamental na matriz elétrica brasileira. É hoje a terceira fonte da matriz elétrica, com cerca de 9% de participação e deverá ser a segunda fonte de energia do Brasil em 2019.

Em 2017, foram gerados 42,25 TWh de energia eólica, representando um crescimento de 27,45% em relação ao ano anterior. Em termos de representatividade, as eólicas foram responsáveis por cerca de 8% de toda a geração injetada no SIN, sendo que, em agosto daquele ano, a energia eólica atingiu, pela primeira vez os dois dígitos na matriz de geração, com 10%.

A Energizzi Energias do Brasil estuda diversos projetos para este seguimento.

Menu