No dia 08 de junho de 2021, a Energizzi assumiu a totalidade da concessão do campo Santana na bacia do Recôncavo. Durante esses 12 meses diversos desafios surgiram e a cada dia nossa equipe, em constante aprendizado, tem buscado superá-los.
Nossos esforços geraram resultados significativos na produção do campo. Durante deste ano de operação a Energizzi produziu 19.996 barris de óleo. Este volume representa um aumento de 36% e 31% na produção, quando comparados os mesmos períodos dos anos de 2020 e 2019, respectivamente, conforme gráfico abaixo:
Fonte: Painel Dinâmico de produção da ANP
O ganho efetivo de produção torna-se ainda mais nítido se observada a produção 6 meses antes vs. 6 meses após o início da operação, prática comum do mercado. A Energizzi rapidamente elevou em 48,3% a produção de óleo, conforme gráfico abaixo:
Fonte: Painel Dinâmico de produção da ANP
Vale ressaltar que diferente de determinadas transições de campos entre empresas, as instalações do campo Santana encontravam-se em pleno funcionamento e estado de conservação pela operadora anterior, o que destaca os esforços da Energizzi em maximizar a produção.
O aumento da produção é resultado dos investimentos aplicados à modernização dos equipamentos de produção e da constante busca em otimizar os processos operacionais internos.
Nesse mesmo sentido, durante esse primeiro ano de operação do campo, atingimos metas que melhoraram significativamente o resultado do campo, como:
- Após a Resolução ANP nº 853/2021 e mediante solicitação da Energizzi, foi aprovada a redução dos royalties do campo Santana reduzindo a alíquota de 9,7% para 5%. Esse fato reduziu significativamente o custo com Participações Governamentais no campo.
- Obtivemos aprovação da Redução do Preço de Referência do Petróleo e Gás Natural para fins de pagamento de royalties, reduzindo as despesas com campo Santana.
- Com a aquisição da concessão de Santana, foi possível integrar a operação com o campo Vale do Quiricó, reduzindo assim o custo operacional.
Para o segundo semestre de 2022, estão previstos investimentos em novas tecnologias e aplicação de melhorias nos poços e instalações do Campo, zelando pela integridade dos ativos e o aumento do fator de recuperação dos Campos os quais a Energizzi opera.