Energia Solar

Energia Solar
★★★★★

O Brasil tem enorme potencial para a geração de energia solar fotovoltaica, como demonstra a comparação entre os níveis de irradiação solar e extensão territorial do Brasil e de outros países em que essa fonte é bastante utilizada (ver Tabela abaixo).

No final de 2013 havia aproximadamente 139 GW em sistemas fotovoltaicos instalados no mundo, com a maior parcela (36 GW) localizada na Alemanha, Itália e China (18 GW cada), Japão (14 GW) e EUA (13 GW). A Alemanha, líder do ranking, tem menos de 5% da superfície territorial do Brasil e índices médios de irradiação solar de cerca de metade dos brasileiros. E os sistemas fotovoltaicos continuam em expansão nesses países – em 2014, estima-se que foram instalados mais 40 GW ao redor do mundo, prova do forte crescimento da energia solar fotovoltaica. A Empresa de Pesquisa Energética (EPE), do Ministério de Minas e Energia (MME), estima que o equivalente a todo o consumo do Sistema Interligado Nacional em 2011, quase tudo que se produz e distribui de energia no país, poderia ser gerado através de uma área de 2.400 km² de painéis fotovoltaicos localizados numa região com irradiação anual média da ordem de 1.400 kWh/m2 /ano .

Isso é menos de 0,03% da área territorial do Brasil. Em relatório mais recente, a EPE estima o potencial da geração distribuída no País no segmento residencial com sistemas instalados nos telhados das residências em 33 GW médios, o que equivale a 165 GW instalados (com fator de capacidade médio de 20%).

*Fonte: http://absolar.org.br/media/files/WWFeABSOLARDesafioseoportunidadesparaaenergiasolarfotovoltaicanoBrasilRecomendaparapoliticaspblicas.pdf

Menu